A região de Santarém oferece boas condições para o aparecimento e crescimento de novos projectos. A capacidade de acolhimentro da Startup Santarém duplicará em breve. Conversei com António Manuel Campos, Presidente da Comissão Executiva da Nersant, para saber mais sobre o projecto.
Qual foi a origem da Startup Santarém?
Esta startup teve origem na necessidade de criar uma infraestrutura que pudesse responder às necessidades e procura dos empreendedores na nossa região, bem como qualificar o apoio aos empreendedores, tais como a criação de programas de aceleração e mercados de financiamento, entre outros. Assim, com a boa relação existente com o Município de Santarém, foi fácil estabelecer a parceria.
Qual a importância de terem o apoio da Câmara Municipal de Santarém?
O apoio da Câmara foi tão só a disponibilização do espaço e a candidatura ao Inalentejo, para obter financiamento para as obras de recuperação do edifício. A Nersant suportou todo o autofinanciamento e os trabalhos não previstos.
A que atribui o sucesso que têm obtido?
Muito em especial porque existem pessoas a pretenderem enveredar pela criação de empresas e pela forma como a Nersant trabalha este tipo de apoio, envolvendo-se em todos os momentos, proporcionando um verdadeiro Ecossistema, em que o pendor qualitativo está muito presente. Alias, os números falam por si: nos dados estatísticos, nos primeiros 2 anos, a taxa de mortalidade que registamos é de 8%, quando a nível nacional é de 48%. Sentimo-nos muito orgulhosos de colaborar de forma muito ativa para o futuro empresarial da nossa região.
Quais são os pontos fortes da região do Ribatejo?
São muitos, mas em especial a disponibilidade de fundos comunitários do Portugal 2020, a proximidade de Lisboa, a centralidade da região, a existência de um bom ensino superior, existência de infraestruturas sociais fundamentais para captar quadros superiores qualificados, um conjunto de autarcas muito focados no desenvolvimento regional, boas infraesturas e mão-de-obra qualificada e empenhada. Ou seja, um conjunto de ingredientes que são facilitadores do sucesso.
O que podem as startups esperar ao trabalhar convosco?
Essencialmente disponibilidade, competência e empenhamento para dar um apoio integral a todos os que nos procuram e que pretendam interagir para criar e desenvolver o seu projeto empresarial.
Pode destacar um par de histórias de sucesso que tenham tido?
Tenho dificuldade em distinguir 2, quando nos últimos 2 anos apoiamos o surgimento de mais de 180 startups, dos maiores variados setores e atividades. Todas têm uma história especial.
Quais os vossos planos de crescimento?
Passará pela ampliação da Startup, duplicando o espaço disponível e, paralelamente, implementar uma rede de apoio na região, de modo a que ninguém deixe de ser apoiado, aconselhado e enquadrado, de forma a minimizarmos as histórias de insucesso, as quais são muito dolorosas e negativas para as pessoas que estão envolvidas, pois ser um bom empresário é cada vez mais difícil e complexo, pelo que uma ajuda externa pode ser o suficiente.
Acima de tudo, gostávamos de conseguir chegar a todos os que pretendam trabalhar em rede, potenciado o que de bom a nossa região oferece.
Mais sobre a Startup Santarém em http://startup-santarem.nersant.pt
Leave a Comment